Organizar a semana, neste caso do zero!

Quando chega o final de semana o que menos queremos é estar a pensar na semana seguinte. Só que, o diabólico domingo traz consigo a dura realidade do regresso ao trabalho e à escola, com uma rotina tipicamente acelerada e em que o que menos apetece é chegar a casa todos os dias e pensar “o que raio vamos nós comer”. Muitas famílias optam por preparar (ou já ter feito antes) qualquer coisa para o jantar dos miúdos e depois de banhos, xixi e cama lá se trata dos adultos.

Quando a big M nasceu chegávamos a jantar às 23h00! Começou a introdução alimentar e havia toda uma preocupação por lhe dar carne ou peixe e ter tudo pré-preparado antes. Nessa fase nós comíamos muitas vezes salada, bife de frango ou uma massa… ou seja, muito pouca variedade e pouco nutritivo.

Para além disso, o momento em família, e que tanto caracteriza o bom português, não existia. E, a acompanhar esta realidade, estava eu no meu percurso por tentar comer melhor…

De forma muito natural comecei a preparar as refeições para a família “igual” e passámos a fazer um esforço por estar em casa a horas decentes de jantar. Foi um ganho em qualidade de tempo em família e no que comíamos.

E como é que preparo tudo? Agora posso dizer que é fácil ;). Deixo-vos alguns dicas para ajudar a organizar a vossa semana.

  1. Planear os dias em que vamos comer carne ou peixe para que seja sempre intercalado. Podem mesmo pensar em que receita vão fazer. Com o tempo deixei de ir a esse detalhe porque tudo se tornou mais natural. Como a big M come peixe ao almoço, na escola, às 2ª, 4ª e 6ª ficou fácil ajustar desta forma. Mesmo eu tento comer peixe fora de casa nestes dias. Juntar a estas contas os fins de semana e está feito metade do trabalho.
  2. A seguir é tratar das compras de proteínas: Talho Gourmet ou Peixe em Casa (que já falei aqui) encomendo as quantidades suficientes para pelo menos uma semana. Para a carne faço uma compra maior, mas o peixe compro quase todas as semanas para estar fresco.
  3. Os acompanhamentos passámos pela fase de massas ou arroz integrais (mesmo a massa era de arroz e não trigo) e um ou outro legume, para uma progressiva mudança em que a base está nos legumes e tubérculos (batata doce, abóbora, beterraba,…). Quando a big M pede uma massinha lá faço. Conforme o tempo e a composição das cestas de legumes que encomendo da Quinta Brancos, posso ou não passar num supermercado biológico. As contas são como para as proteínas: quantas refeições? Vamos escolher legumes diferentes para dar para todas e não agarrar em 3 alfaces, 2 couves e 1 curgete e depois logo de vê se chega e como combinamos. Com o tempo isto é feito de forma automática.
  4. O mesmo acontece com a fruta mas entra em jogo essencialmente o que queremos comer aos pequenos-almoços: abacate e frutos vermelhos são os prioritários para as manhãs. Depois concentramo-nos na fruta da época.
  5. Acrescento depois iogurtes, leites vegetais, frutos secos e ovos (por exemplo, a nossa medida para ovos é de 4 por dia, pelo menos: 4×7=28, ou seja umas 2,5 dúzias por semana)

Nesta tarefa muito me ajudam as compras on-line.

Posso dizer-vos que hoje depois das 16h00 (quando chegámos a casa), para além de estender roupa e arrumar a loiça da máquina, com a baby M de ajudante, ainda fiz umas panquecas e uns iogurtes de cabra para a big M levar para a escola, um pão de banana para os pequenos almoços, tudo interrompido para trocar uma fralda que implicou chuveiro 🙂 e 3 tentativas até conseguir pôr a bebe a dormir e vir aqui escrever. 3 horas. Não sou a super mulher, mas lá que somos multitasking isso somos.

Vou ali tratar do jantar 🙂

3 thoughts on “Organizar a semana, neste caso do zero!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s