Tarte dois amores

Ainda de volta do que foi a semana de férias nas festas de final de ano, fiquei com a tarefa de preparar as sobremesas para a passagem de ano. Um desafio acrescido: sem qualquer vestígio de leite e seus derivados…

Era fácil sem este senão: a aposta estaria no cheesecake de cacau e morango. Mas assim sendo toca de pensar o que fazer para substituir o “cheese”… Porque a base é tão boa que deveria ser utilizada de qualquer forma.

Há uns anos já tinha feito uma tarte cujo recheio era feito com caju. Porque o caju depois de batido fica realmente muito cremoso.

Assim nasceu a tarte dois amores (assim batizada por uma outra M que adoro!, amiga do coração): o amor ao chocolate e o amor aos morangos.

Ingredientes:

  • 150 gr de amêndoa sem pele triturada
  • 100 gr de nozes pecan
  • 150 gr de tâmaras Medjool
  • 3 colheres de sopa de cacau cru em pó (1 será para o recheio)
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 3 colher de sopa de óleo de côco derretido (2 são para o recheio)
  • 200 gr de cajus demolhados (pelo menos 8 horas em água)
  • 200 gr de morangos congelados ou frescos para fazer a calda
  • 4 morangos frescos para decorar

Preparação:

Esta tarte é completamente crua. Apenas precisa de frio para ter consistência.

Comecem por colocar os morangos em lume brando para obter uma calda. Vão mexendo enquanto preparam o resto da sobremesa. Devem deixar arrefecer antes de juntar ao recheio.

Vamos fazer a base juntando a amêndoa e as nozes pecan e triturar (isto é coisa de segundos ou começa a ficar em pasta). Juntar as tâmaras e voltar a triturar até obter uma mistura homogénea. Finalmente juntar as sementes de chia, as 2 colheres de sopa de cacau cru em pó e 1 colher de sopa de óleo de côco. Misturar bem.

Forrei um forma de tarte com papel vegetal, mas podem usar uma com base amovível e coloquei a massa no fundo da forma. Calcar bem para ficar consistente. Colocar no congelador enquanto preparamos o recheio.

Notem que dependendo do tamanho da forma a base pode ser demais. Caso achem que é muito podem congelar o que sobrar ou fazer bombons ;).

Para o recheio: retirar a água dos cajus e triturar até obter uma massa. Juntar o óleo de côco (2 colheres), o cacau (1 colher) e triturar uns 5-10 minutos até obterem um creme super sedoso.

Juntar a calda de morangos (já fria) e envolver. Colocar por cima da base da tarte. Decorar com morangos frescos e reservar no frigorífico até à hora de servir.

Enjoy 😉

One thought on “Tarte dois amores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s